terça-feira, agosto 02, 2005

Descobrindo Deus

Eu morava em Angra.
Tinha saído do Rio por causa da violência e tentei me estabelecer como fabricante de barcos. Como não deu certo e eu tinha experiência em indústria metalúrgica e prática de ensino enviei centenas, é, centenas de currículos paras as empresas e uma Faculdade de Tecnologia que tinha um curso de Engenharia de Embarcações Fluviais no interior de São Paulo.
Nada. Não recebi um retorno.
Para sobreviver comecei a dar aulas de Física na Escola Estadual de Praia Brava, ao lado da Usina Nuclear de Angra.
A vida tava um sufoco. Dinheiro, muito pouco.
Praia Brava é um conjunto de casas de Furnas que serve de moradia para seus empregados.
Levei uns cinco anos neste sufoco.
Só que aconteceu um pequeno probleminha.
Começamos a notar a incidência de câncer em crianças.
Crianças deformadas de nascimento.
Crianças com falta de cromossomo.
Minha mulher, a Beth, professora de biologia chegou para mim um dia e falou:
- Fred, trabalho a anos com adolescentes. Já fui professora de milhares de crianças e adolescentes nunca vi um caso de criança com câncer.
Gelei. É verdade!
Começamos a sondar aqui e ali e ouvimos relatos que comprometiam a falada segurança da Usina.
Um dia alguém nos emprestou um livro sobre distúrbios biológicos devido a radiação.
E aí nosso queixo caiu.
Vimos um peixe deformado devido a radiação.
Alguns anos antes, não morava ainda em Angra mas velejava de laser na baía de Angra quando Beth viu um peixe de 20 cm mais ou menos dentro d’água. Ele se mexia com dificuldade como se estivesse doente. Fiz uma manobra e ela conseguiu pegar o peixe.
Eu olhei para o peixe e me lembrei daqueles peixes de grande profundidade. Gordo, com os olhos saindo do corpo. Achamos estranho e Beth guardou o peixe em formol por um longo tempo. Infelizmente numa de nossas mudanças resolvemos jogar fora.
E agora no livro, víamos a foto do nosso peixe. Era ele, igualzinho.
Fico gelado até hoje.
Pensamos: deu zebra nessa Usina, algum dia deu, se é que não esta dando ainda.
Amanhã eu continuo, mas não é ficção não. Afinal eu estou falando da descoberta de Deus, um longo caminho.

COMUNICACÃO É: !!!!!

Photobucket - Video and Image Hosting

8 Comments:

Blogger naomi . said...

enquanto isso, os rios são assoreados e nossa energia gerada pela água *pfff* se esvai.

5:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fred!
me deu um frio na barriga agora.
quanta coisa acontece que a gente não fica sabendo?!
tô esperando a continuação!
bjs!

8:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada pela visita.
História terrível. Seria melhor se fosse ficção.

8:38 PM  
Blogger Zana said...

Oi, Fred! Obrigada pela visita!
Nossa, esse assunto me assusta muito. Lembro qdo teve aquele vazamento em Chernobyll (ihhh, é assim que se escreve?). É triste ver pessoas e animais, todos tão inocentes, que não merecem passar por esse sofrimento. Isso realmente me entristece bastante!
um abração!

10:07 PM  
Blogger Luis F. Batista said...

Obrigado pelo link a meu blog, fico muito honrado!
Que Deus o abençoe nessa jornada!

10:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ao mesmo tempo em que amo o país que eu vivo, sinto pena de todos os milhões de pessoas que vivem sem condições dignas. Sinto pena até de pessoas que têm alguma condição, como nós: computador, internet e tal. Mesmo não sendo como gostaríamos, vivemos, ou sobrevivemos, melhor que muita gente. Podemos sair de casa tranquilos porque temos emprego. Somos priviligiados (se assim pensarmos). Temos noção de certas coisas, que para muitos falta. Que pena que não podemos viver em um mundo, em um país, em um estado, cidade, bairro que nos deixe a vontade conosco (mesmo) e com próximos. Ou que possamos dizer que não fomos nós que batemos no carro, mas sim que bateram em nós, sem sermos ameaçados de morte. É triste e amedronta.
Abraços! E sorte! Sempre desejando sorte. Pois contar com algo mais é a mais pura bobagem!

10:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fred, bom dia. Desculpe-me, acabei de mexer naquele post e dei uma modificada. :p

9:07 AM  
Blogger Sweet! said...

Foi o primeiro post teu q li, confesso. Virgem, me arrepiei... Brigada pela visita, seja sempre bemvindo.

3:50 PM  

Postar um comentário

<< Home