Evolução Social
Porquê aquele menino tem aquele brinquedo e eu não tenho?
Neste momento, somos nós interessados em algo que não temos.
É um momento em que não notamos que muitas das coisas que temos, outros não tem.
E nesta altura da vida interpelamos nossos pais e pedimos o brinquedo.
Se for impossível conseguirmos, tomamos conhecimento de uma realidade:
Que nós vivemos num mundo onde não há igualdade entre as pessoas.
A minha experiência de vida me mostrou que lá pelos 15, 16 anos, começamos a nos preocupar com o que os outros não tem.
Lembro-me que pensava:
Porque estas pessoas são tão pobres, sem recursos?
Porque eu tenho e eles não tem?
E me doia o coração, eu sentia por eles o sentimento que eu tinha quando eu via alguém com uma coisa que gostaria de ter e não tinha.
Não sei se ao me deparar com essa realidade eu me transportava para a situação deles e sentia aquele sentimento quando não tinha o que queria.
E a partir daí sempre fico sensibilizado quando alguem não tem o que quer.
Com essa nova preocupação, a partir de 1960, fiquei atento para o que tinha no mundo que pudesse mudar esta situação.
Tinhamos na época dois países, duas culturas aparentemente opostas, que estavam em grande evidência, a Rússia e os USA, ambas saindo da segunda guerra mundial, terminada em 1945.
Os USA adotando o capitalismo,tendo como base que, a propriedade, os meios de produção e o conhecimento seriam privados, isto é os bens seriam de cada pessoa que conseguisse obte-los (http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo ) .
E a Russia adotando o socialismo , cuja premissa seria de que não haveria nada privado, tudo seria da coletividade porém, ainda teríamos a presença do Estado. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo ) ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado ).
O comunismo seria uma evolução do socialismo, isto é igualdade social completa e sem a presença do Estado.
Eu pensei, se o Brasil tem como regime o capitalista, e estamos vendo que a fome, a miséria cada vez aumenta mais, o regime capitalista não esta dando certo, precisamos mudar.
E a partir daí o meu objetivo social, era o de mudar o sistema de governo.
Em 1970, ao entrar para o curso de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro me deparei com um movimento estudantil de oposição ao regime militar e visando as mesmas coisas que eu visava, ou seja, a igualdade social por intermédio do socialismo e ingressei nele.
Esse movimento começou a crescer, e auxiliado e pressionado pelos USA (que estavam com medo do socialismo se alastrar pelo mundo e acabar com que o regime deles que tinha como base: a propriedade privada), o governo desencadeou uma terrível repressão ao movimento.
Íamos para as ruas, fugíamos da polícia, a abominável PE, polícia especial do exército, íamos presos, muitos foram torturados e mortos.
Num determinado momento eu percebi que as pessoas por quem lutávamos, além de não colaborarem, nos entregava ao governo e imediatamente percebi que o movimento não ia dar certo e me afastei.
E acabou não dando certo mesmo, exatamente porque o movimento não tinha o apoio popular.
Então quem não tinha casa, que vivia num casebre de tábuas sofrendo para sobreviver, muitas vezes com uma carrada de filhos nas costas pensava que era assim mesmo, uma hora Deus dava um biscate aqui, outro ali, uma vez comia melhorzinho outra vez comia mal, e quem não comia, a maioria crianças iam morrendo, velhos, não tão velhos assim, por carência de atendimento iam morrendo, coisa que continuamos a ter hoje em dia, seja nos bolsões de pobreza, na caatinga, nos interiores perdidos da amazonia e em outros locais deste país.
A partir deste momento comecei a procurar uma outra forma para resolver esta situação.
No entanto, o socialismo russo desabou.
Porquê um sistema socialmente mais humano como o socialismo desabou perante um sistema predador em que se transformou o sistema capitalista ?
Bem, aí temos alguns problemas.
O primeiro é se estabelecer o que é humano? ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo )
Quando falamos que algo está mais humanizado, normalmente, pensamos num posicionamento preocupado com o bem do próximo, respeitando o próximo.
O engraçado porém é que atualmente, para muitos acontecimentos trágicos como, assassinatos, roubos, expoliações etc. as pessoas já estão falando: “ É, o homem não tem jeito não”
Ou seja, a sociedade já está percebendo que o que seria teóricamente desumano, já está ficando caracterizado como humano.
A Humanidade esta relacionada não mais a ética e sim ao predacionismo.
A polícia exterminou 12 pessoas, o desmatamento exterminou a fauna da região, passa a ser relacionado a principal característica do ser humano, ser destruidor, espoliador.
Então teríamos de um lado os filósofos tentando dar ao homem um caracter, teórico, mais evoluído do ponto de vista deles e do outro a realidade, o homem espoliando o homem.
Em alguns lugares do mundo no entanto o comportamento humano está mais para o lado ético do que espoliador.
Nos Estados Unidos, maior sucesso do regime capitalista como se comporta o homem?
A batalha pela propriedade é feroz, as pessoas tentam passar por cima das outras, as empresas competidoras tentam se sobressair ás outras, usando qualquer meio.
Ora, um processo deste tipo sendo praticado com todo vigor só pode levar ao caos.
Então, o Estado tenta interferir nesse processo fazendo leis que procuram estabelecer éticas de procedimento comercial e social.
No entanto, só o estabelecimento dessas leis não é necessário para impedir a concorrência desleal entre empresas, concorrências levadas ao extremo de uma guerra, como a do Iraque, onde empresas ligadas ao Vice Presidente Chenney e empresas ligadas ao presidente Bush, se utilizam do grande poder do povo Americano, para espoliar o petróleo dos iraquianos, vale tudo.
Então vem a punição para quem burla as leis.
Uma vez que uma empresa ou pessoa burle a ética da concorrência em busca da aquisição de bens privados, máxima do capitalismo, vem um julgamento e uma punição.
O grande problema é que muitas vezes, a burla a ética não consegue ser detectada e a impunidade acontece, enquanto o perdedor fica espoliado.
Então, claramente, verificamos que no sistema capitalista um elenco de éticas tem que ser muito bem feito, tem que se ter um aparato investigador poderosíssimo e um judiciário extremamente eficiente, porque senão vai haver o caos.
Neste aspecto o sistema capitalista tem uma grande desvantagem.
Como o gol a ser atingido é a obtenção máxima de bens privados, que significa segurança, conforto, status, os indivíduos responsáveis pelas investigações (polícia, fiscais de tributos etc) e pelo julgamento (judiciário) de ações contra a ética não resistem a tentação de obter este status de ter e se associa ao infrator, o que denominamos de corrupção.
Uma das alegadas vantagens do sistema capitalista é este, a competição, mas, leva o homem ao ponto da espoliação do próximo.
Esse comportamento espoliativo por parte do homem esta presente até nas competições atléticas, onde desportistas procuram o dopping para melhorar as sua performances, ou seja, usar procedimentos não éticos para obter o desejado.
Algumas nações como o Brasil estão com dificuldade em investigar e punir as infrações éticas devido a corrupção e a pobreza e a miséria tendem a aumentar constantemente pelo roubo da poupança pública que são os impostos que se transformam no dinheiro público que iriam gerar, escolas, hospitais e serviços públicos.
A situação esta chegando aqui no Brasil a um ponto crítico.
Levei muito tempo até chegar a uma conclusão de como o homem pode melhorar este padrão de comportamento.
O socialismo da União Soviética – devido ao caos que reinava na Rússia, onde o povo chegou ao fim do poço, com a fome e o frio fazendo um estrago enorme na população, houve a revolução chamada popularmente de comumista ou socialista, que implantou o socialismo no país.
Imediatamente a Rússia começou a se recuperar economicamente e passou a fazer pressão para que países vizinhos adotassem o mesmo sistema.
Um dos grandes problemas da implantação do socialismo nos demais países é que houve um maior uso da força ao impor o socialismo ao povo.
Na Rússia o socialismo veio como uma solução a um caos instalado.
A Rússia e os países vizinhos se aglutinaram num bloco denominado de União das Repúlicas Socialistas Soviéticas – URSS – em russo a sigla é CCPP.
Soviético em Russo quer dizer conselho.
Mas o socialismo da URSS com o tempo sucumbiu.
É um paradoxo.
Se o socialismo leva ao homem a igualdade, sendo então muito melhor que o capitalismo, porque acaba a competição, e a competição acabando, acaba o jogo sujo para ganhá-la, porque não deu certo?
Esta era a pergunta que me atormentava.
A conclusão a que eu cheguei é a de que o homem não esta preparado, não evoluiu o suficiente, para se organizar num sistema desse tipo.
A meu ver o socialismo não pode ser imposto.
Se é uma evolução, tem que ser feita de maneira gradual.
O homem ainda tem dentro de si o instinto predador, por isto, o sistema capitalista é mais adequado neste momento, com a salvaguarda do uso de leis e sistema punitivo para os infratores.
Do mesmo modo que o homem aprendeu a fazer higiene, e passou até a sentir a falta dela quando não a faz, ele vai ter que aprender a ser solidário.
O predador, tira do outro, o solidário dá ao outro.
Sendo o regime socialista um regime de igualdade, mas não havendo igualdade de eficiência na obtenção de resultados por parte dos homens, uns são mais capazes que outros, seria necessário que o mais eficiente dividisse com o menos eficiente seus resultados.
O que o homem atual, em sua maioria, não possui a menor intenção de fazê-lo, ou, hábito de fazê-lo.
Por isso não deu certo o socialismo.
Para o socialismo dar certo e posteriormente o comunismo é necessário então que o homem seja solidário.
Algumas tribos indígenas tinham e tem ainda um comportamento desse tipo, isto é, eles praticam o comunismo.
Não há a noção de propriedade privada, eles agem dividindo o que conseguem.
Todos trabalhando em conjunto, com um grande comportamento solidário.
Então se o homem quiser evoluir em seu sistema social ele vai ter que aprender a ser solidário, e se sentir mal quando não o for.
Foi difícil o homem se habituar a ser higiênico, mas ele hoje não dispensa os atos da higienização, como tomar banho, lavar as mãos etc.
Mas porque o homem se modificou em relação a higienização?
Porque as doenças levariam a sociedade ao caos.
Porque os homens vão se modificar no que se refere a solidariedade?
Porque a falta de solidariedade esta levando a sociedade ao caos.
As ongs de apoio aos mais desfavorecidos que começam a aparecer por aí já é um sintoma de que, instintivamente, alguns seres da sociedade já perceberam que a solidariedade é o caminho.
E num processo evolutivo, ja estamos começando a entender que só com solidariedade teremos PAZ, porquie o bem estar do próximo é o nosso próprio bem estar.
O estágio instintivo do homem atualmente, sobre a igualdade é:
Igualdade é o que queremos quando estamos na presença do rico e o que não queremos quando estamos na presença do pobre.
.....
25 Comments:
Fred cadê voc~e que não aparece mais no Pedro Dória. Estas a fazer falta. Abraços!
alo fred ! ta sumido...sentimos sua falta la no vicio ! espero "reve-lo" breve ...
beijos de confetti
Ôw, Fred, você tá fazendo falta lá no PD, qué quê houve?
Aparece!
proftel.
putz tia n!! olha a hora cara 6:39 ! fred vai apreciar
kkk
ale e tia, agora vamos deixar recados nos 31 outros blogs que ele tem !
hahaha
Fred, querido,
Só duas pessoas no mundo me chamam de Rachelzinha: meu pai, meu ex e, agora, você.
Postarei uma foto séria, em breve. Ok?
beejo.
Fred, precisa escrever mais, amigo.
Gostei de lê-lo. Voltarei sempre.
Rachelsinha
Gosto de chamar as crianças no diminuitivo.
É um modo de expressar carinho.
E hoje abaixo dos 40, para mim, são crianças.
Beijos
Monsores
Obrigado amigo, pelas palavras.
Este é o meu cantinho onde grito minhas dores, luto minhas batalhas.
Abração
Fred
fred ainda nao ti vi hoje la no vicio ! ta amansando o bucho ai ? gosto muito de vc, quero te-lo sempre por perto ! vc e sua utopia...
confetta
Confetti
Voce é um doce cherie.
Merci beaucoup
Fred
Fred, mí amigo! Santiago sigue muy linda y muy interesante. Buenísimos restaurantes de pescado y vinos, una gente educada y amable, todo siempre perfecto.
Pudiera yo vivir hacía allá...
Besos
Freeeed... lá está: uma foto para vc.
Beejo
Fred, você precisa urgentemente de um tratamento psicológico.
Fed. me enganei, teu caso é para o manicômio judiciário...você é um perigo para a sociedade....rsrsrsrsr
Chestinho
Hehehehe
Tenho certeza de que sou um perigo para a nossa sociedade.
É exatamente o que pretendo ser.
Beijos e obrigado pela presença.
Fred:
Felizmente a expectativa de vida do brasileiro não permitirá que as próximas 3 ou 4 gerações atinjam este nirvana social que sua evolução propõe. Isso faz com que todos os problemas advindos desta "melhoria" atinjam apenas meus trisnetos e daí minha hereditariedade estará tão diluída que eu não sentirei nadica de nada, portanto deixa de ser problema meu. Mas não concordo com o Chest. ´Você não é louco. Idealista talvez, romântico com certeza, mas louco não e eu respeito um cara que luta com coragem e elegância por uma causa, mesmo que ela seja errada...
Brancaleone
hehehehehehe
Valeu.
Obrigado pela prestigiosa presença.
fred
Fred:
Pela primeira vez estou fazendo primeiro em Word e colando.
Vamos lá:
Em 30 anos pelo Brasil e parte da AL, trabalhei com peonada (ou proletários) Barragens, estradas, torres de alta tensão e madeireiras, muitas madeireiras. Nestes 30 anos, devo ter trabalhado, coordenado ou gerenciado umas 6.000 pessoas – só aqui nesta Madeireira no Vale do Ribeira, são 347 funcionários - .
Posso afirmar, por experiência, por prática e vivência que as pessoas, notadamente as que estão na base da pirâmide social são dentro de suas possibilidades, idênticas às que estão no topo quando o assunto é igualdade.
A solidariedade existe sim, mas apenas uns pontos acima da indiferença e a hostilidade é mais comum que se pensa. A balela de que entre os humildes existe um cooperativismo é repetida à exaustão, mas na verdade no mais das vezes, o que se vê são interesses travestidos de companheirismo e socialização.
Não creio que evoluamos alem disso. Não teremos tempo para tanto e definitivamente não temos educação para isso. A evolução desejada por você dependeria de um hercúleo e utópico esforço educacional junto ao povo e tenho a certeza de que se conseguirem ( ou seria conseguirmos???) educar o povo ao ponto deles desejarem evoluir, será para outra coisa, para outra ideologia que não será a minha ou a sua.
Não cito ( por não saber) nenhum sociólogo, teórico, filósofo ou economista para fundamentar o que sei. O que eu sei é por ter testemunhado, visto e entendido que o homem é bicho, é animal e negar isso é premissa erradíssima de qualquer análise.
Talvez uma humanidade cordata, pacífica e solidária fosse o ideal. Eu particularmente acho impossível e utópico. Usar a higienização como exemplo de evolução social não abrange todos os aspectos necessários da evolução social.
Cá na empresa, em ano de eleições, fazemos animadas palestras sobre Presidência, Governadores, Prefeitos et caterva. Eu explico quanto cada peão paga de Previdência, ICMS, IPTU, CPMF, etc. etc. etc. e quanto disso reverte para ele e como reverte. Digo quanto o governo gasta com cada aluno do ensino fundamental, quanto um ministro ganha, quanto se paga por uma aspirina no ministério da saúde, quanto ganha um vereador e por aí vai. Não douro a pílula. Sou crítico e agressivo e atribuo a eles como eleitores as responsabilidades. Nosso objetivo é torná-los cidadãos e não apenas povo. Nós achamos que o sistema atual funcionaria melhor se as pessoas soubessem o quanto elas pagam e quanto valem. Este projeto é exigência do patrão e que eu faço com gosto, aliás ele mora em Seattle e vem pra cá umas três vezes por ano. Eu considero isso a minha parte no processo de educação – evolução seria muita pretensão –
É isso. Desculpe a prolixidade e a arrogância.
Brancaleone
Companheiro, admiro muito você, ja te disse isso algumas vezes.
Sua presença e comentários só engrandece este humilde blog.
Minha experiência profissional esta intimamente ligado a peonada.
Eu era chefe de um grupo de 80 soldadores, 22 grupos de montadores de estrutura (profissional e ajudante),
4 guindasteiros (30t a 100t), um grupo de 9 carpinteiros e um grupo de transportes de 6 elemntos.
Nossa missão era transportar blocos de 30t a 100t das oficinas e montá-las na carreira, para a edificação do navio e lançá-lo ao mar.
Como você, sei que somos todos mais ou menos iguais em aptidões e etc, mas sei também que se muitos peões tivessem a oportunidade que eu tive de estudar e me formar engenheiro, seriam muito melhor que eu naquele trabalho.
Naturalmente outros não seriam tão eficientes como eu.
Mas esta questão não faz a menor diferença.
Porque as diferenças existem quando se trata de raça humana.
As vezes um cara é ótimo no trabalho e ruim em casa.
As vezes um cara é deficiente no trabalho mas participativo e solidário na sociedade.
Uma vantagem no socialismo é que o indivíduo é um ser que pode ser aproveitado constantemente, dia e noite, como um nosso irmão. .
No capitalismo ele é fragmentado.
Empregado, cidadão, pai de família.
E por isso muitas vezes o indivíduo não consegue, no capitalismo desenvolver o seu lado eficiente.
O socialismo é inevitável.
Virá com o tempo.
tenho certeza disto como tenho certeza que coisas lógicas acabam acontecendo.
Apesar de estarmos vagando na face da Terra a milhões de anos só nos conseguimos reunir em cidades a cerca de 4000 anos atrás,.
Dentro deste contesto, o tempo não faz diferença.
A concientização que voce faz com a peonada é um trabalho que considero muito bacana e também um passo rumo ao socialismo, pois a conscientização da realidade é fundamental para o socialismo.
E tenho certeza que os mais inteligentes, ao contato com a realidade vão acabar questionando o regime capitalista, aliás, pela situação social deles, acredito, muito mais, que em outra classe econômica.
O seu depoimento me leva a admirá-lo mais ainda.
Não vi nada de arrogante, muito pelo contrário, e prolixidade e troca de experiências é tudo que faz o homem evoluir.
Um abração e é uma honra trocar idéias com você.
Fred:
Fiquei preocupado e resolvi vir vê-lo. Está tudo bem com o amigo ou entrou em período de retiro e meditação?
Abs.
Prezado Magno
Afastei-me do blog do Pedro Doria.
O motivo foi a intempestiva bordagem feita por ele a um comentário meu, no post do Finkelstein.
Uma abordagem que demonstrou truculência, falta de comportamento democrático, desrespeito a minha pessoa ao me acusar de divulgar falsidades etc, mostrando total despreparo para gerenciar abordagens de assuntos importantes ligado ao problema judaico.
Como abordo meus raciocínios pelo ponto de vista da filosofia, acreditando mesmo que é muito difícil chegarmos a verdades definitivas sobre muitos assuntos e que a maioria dos participantes do blog se pautam pela paixão e pela irracionalidade, agredindo diuturnamente os demais comentaristas, cheguei a conclusão que não atende aos meus anseios culturais o prestigioso blog.
Mas de qualquer modo estarei sempre por aqui e por e-mail para conversar sobre qualquer assunto com o amigo e demais.
Um abraço
fred
Fred:
Também me afastei, não pelo PD a cujo pensamento e fraqueza semítica, como ele mesmo já se definiu, conheço bem.
Há muito tempo pretendi também me afastar por ele me ter qualificado de racista, coisa que jamais fui. Como se o mundo não conhecesse o judaísmo. Depois permitiu um tal Espezinhador, judeu fanático ao extremo, mente doentia, boca suja e fedida, pegasse carona no seu julgamento a minha pessoa e me xingasse muito, muitas vezes, mas a quem só respondi com ironias e alguma acidez, jamais na linguagem chula dele. Esse tal, além de tudo é covarde, pois defendendo a causa judia se esconde detrás de um apelido.
Mas decidi permanecer para mostrar quem eu sou de fato e qual é meu pensamento.
Há lá bons comentaristas, até excelentes, mas o ateísmo pegajoso de outros, a ciência somente materialista que defendem e o deboche ao religioso e ao esotérico chegam às raias do irracional. Postei propositalmente os assuntos apocalípticos e de ufos, sabendo de antemão que iria ser crucificado por muitos. E não deu outra.
Mas devido à arrogância, principalmente de dois comentaristas, decidi cuidar de outras coisas e não pretendo voltar por lá tão cedo. Talvez nunca mais.
Estou procurando uma pessoa que me ajude a instalar um blog, tipo esse seu. Sou autor de livros, tenho um editado, possuo algumas apostilas também de minha autoria, quando dava aulas de esoterismo, e pretendo deixar tudo à disposição de quem simpatize com essa linha de espiritualidade. Quando o tiver comunico. Talvez venha a lhe interessar, quem sabe?
Aliás, já tenho um que não sei mexer, feito por um amigo em sua primeira experiência que também não soube me ensinar a manipular como eu precisava. O texto lá transcrito é do primeiro capítulo de meu penúltimo livro, cujo título lá foi provisório e já mudado, que estou em negociações com editoras. Algumas correções já foram feitas naquele texto original, mas não o desfiguraram. Se desejar dar uma espiada é Enigma. O endereço: http://rayomra@blogspot.com/
Fred siga em frente, muitas coisas irão logo acontecer nesse mundo de Deus em que os homens estão completamente equivocados. O orgulho e a arrogância de muitos serão jogados por terra. Quem viver verá.
Abraço amigo Fred.
Caro Magno
PD quis desmerecer meus comentários simplesmente chamando-os de nazistas, na falta de argumentos, coloquemos a pecha.
Simples constatações minhas do dia a dia, levantadas por mim para que pudesse ser feita uma abordagem destes fatos, numa tentativa de se chegar a uma conclusão de comportamento, caso, as pessoas tivessem inteligência suficiente para abordá-las.
O que mostrou que PD não possui.
Seria uma grande tentativa para se poder esclarecer fatos reais, do dia a dia.
Mas não tiveram inteligência suficiente para fazê-lo.
Simplesmente me tachou de nazisto.
Simplesmente rotulou devido a falta de capacidade em argumentar.
Sem falar nos outros trogloditas que por lá pululam.
Logo a mim que acho, fronteiras, cor da pele, religião uma tremenda babaquice.
Estas simples manifestações da natureza e da pobre psique humana.
Quando um indivíduo quer impor sua obtusidade como PD ao se referir que Jesus não era comunista, simplesmente falou: não era comunista.
Não tem argumentos, simplesmente impõe.
Para mim a imposição não basta. São necessários argumentos.
Mas ta lá na bíblia, motivo do meu post aqui em cima.
Caro Magno, meu blog é um simples blog do Google.
É muito fácil usar. Não seu se voce ja viu.
Se não, veja aqui:
https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR?utm_campaign=pt-BR&utm_source=pt-BR-ha-apla-br-syn&utm_medium=ha&utm_term=blogger&gclid=COWYkIK175MCFQKfnAodNBxXVg
Se voce precisar de ajuda é só falar.
Irei ver seus pensamentos na página indicada.
No mais, vamos continuar pensando e muitas vezes incomodando, sem o querer, mas pensamentos incomodam muito.
Um abração
Fred
OK, Fred, anotadas as referências.
Contatei uma pessoa que me disse ser possível até reativar o blog que já possuo e que está parado.
De repente utilizo o mesmo. Vou ver isso com calma, pois nesse momento estou meio enrolado com vários assuntos.
Thanks. Abs.
Fred:
Obrigado pela força lá no blog.
Abs.
Postar um comentário
<< Home