quinta-feira, setembro 01, 2005

Energia elétrica

A produção de energia elétrica do Brasil é de 339 bi kwh.
Praticamente igual ao que nós consumimos.
E isto é um problema sério. Seríssimo.
É possível produzir energia elétrica com:

1- Reservatório de água.
2- Reatores nucleares.
3- Combustíveis (Óleo, gás, álcool, madeira, carvão, etc.)
4- Energia solar
5- Energia eólica (Vento)

A energia gerada pela água é a mais barata. Mas necessita de altos investimentos de tempo e dinheiro para construção do reservatório e da Usina.

Se o Brasil quer crescer tem que investir e muito nesta área. É um fator limitante.

Exportações

Na época da ditadura eu já ouvia o Delfim dizer:
É preciso exportar!

USA – 795 bi US $
Brasil – 95 bi US $
Inglaterra – 347 bi US $
França – 419 bi US $
Japão – 538,8 bi US $
China – 583 bi US $

E ainda hoje é verdade.
Veja os números.

O Lula até que está conseguindo bons resultados nesta área.

Um aspecto interessante é o saldo da balança comercial:
(Exportado menos o importado)

USA – - 646,5 bi US $
Brasil – 8 bi US $ (Este ano vamos ficar em torno de 30 bi US $)
Inglaterra – - 33 bi US $
França – - 0,3 bi US $
Japão – 170,2 bi US $
China – 30 bi US $

Interessante os números. Não é a toa que os USA querem nos enfiar a ALCA goela abaixo. Apesar de não ser um valor alto para a economia americana o déficit é um valor considerável.
É quase igual ao nosso PIB.

Inglaterra e França com saldo negativo, mas não tão alto.
Mais preocupante o da Inglaterra, em função do seu PIB.

Apesar dos débitos serem algo para se ter cuidado, o mais importante é o valor das exportações, pois quer dizer trabalho feito, logo mão de obra oferecida, movimentação da economia, etc.

Bem acho que amanhã eu acabo com a sopa de números.

Mas gente, o que eu quero levantar com essa sopa é a consciência que nós temos que parar de escolher deputado, vereador, presidente, etc. não pela oratória bonita que se identifica com as nossas indignações, mas pela capacidade de identificar os problemas brasileiros e mundiais, mundiais sim porque nós não estamos sozinhos neste mundo.

Todo o mundo se interage.

Sofremos influência do mundo todo. Desde uma gripe asiática dos frangos lá na Ásia, o mal da vaca louca na Inglaterra etc. tudo interage conosco, na nossa economia.

Eu já disse aqui uma vez, não sei se vocês gostaram, mas é uma verdade, o povo tem os representantes que merece.

Você eu e os outros merecemos o Severino, o Dirceu, o Delúbio, o Valério etc.

Desculpem-me.

Se nós não nos preocuparmos com a sopinha de números não vamos dar jeito não.

Abraços.

COMUNICACÃO É: !!!!!

Photobucket - Video and Image Hosting

5 Comments:

Blogger Sweet! said...

Vc está absolutamente certo. Temos o q merecemos.

Vc viu a Dercy ontem na TV. Q velhinha danada (98anos). Disse q não fala de política. Emendou dizendo q precisamos é de administradores. É isso mesmo.

Energia é coisa seríssima. Desde o racionamento adotei o cuidado com ela. Sou daquelas q sai apagando as luzes da casa, q desliga o ar condicionado na madrugada (infelizemnte na minha casa tem q se usar ar). Não só pelo dinheiro não.

Gostei do novo layout.

2:08 PM  
Blogger Sweet! said...

Eu vou confessar algo: não gosto muito deste popup q abre. Foi mal.

2:10 PM  
Blogger Fred said...

Sweet

É, o problema é que todas as ferramentas de grande volume de trabalho precisam da energia elétrica.
Se nós quisermos melhorar de vida temos que trabalhar, logo, temos que ter energia elétrica.

É verdade. Essa animação é meio escandalosa.
O ideal é que fosse menorzinha.
Bem pequena.
Ela é uma mensagem de boa vinda para quem chega.
Vou tentar dimnuir ela bastante. Tenho que arranjar um tempinho.

Abraços

6:45 AM  
Blogger Vera F. said...

Vc tem toda razão Fred. O povo merece os políticos que tem. Mas eu, apesar de ser povo não me sinto reponsável não, porque eu procuro votar em quam faz alguma coisa e se depois que assume faz m.... não leva mais o meu voto. Até pela minha profissão tento ficar atenta. Mas já vi políticos se degladiarem no ar e nos bastidores abraços e sorrisos, no maior sinismo.

Vou fazer coro com Sweet esta animação atrapalha a leitura. Bjos.

9:11 AM  
Blogger Fred said...

É isso aí Vera.
Tem toda a razão.
Mas eu falei no sentido que nós não sabemos identificar um político.
Porque nós não temos profundidade, uma profundidade científica mínima (economia, administração, etc.).
Para ter é preciso saber os números e cobrar do político que ele saiba dos números.
Nós não precisamos ser nem economista, nem administrador, você vê que nestes números que eu passei tem uma lógica que você pode ler.
O político tem que estabelecer números a serem atingidos e planos para atingí-los.
Agente está acostumado a usar este estilo que você adota, mais coração, sentimento, que lógica.
Acho que precisamos melhorar

Abraços

fred

9:32 AM  

Postar um comentário

<< Home