American Inventor
À semelhança do American Idol foi feita uma seleção de alguns inventores e seus inventos e os escolhidos terão algum tempo e dinheiro para melhorar seus inventos para que o melhor seja escolhido numa grande final.
O júri é composto de 4 pessoas.
Um inglês que vai proporcionar a fabricação e venda do invento, o segundo é considerado um dos maiores inventores contemporâneo americano, o terceiro é um expert em marketing e o último, expert em publicidade.
O membro considerado grande inventor, estava explicando o objetivo do programa:
Estimular as pessoas a tentar transformar seu invento numa realidade comercial e com isso despertar a imaginação inventiva do povo americano, e citava que os USA chegou ao poder econômico que tem graças às invenções e descobertas, e que ele estava preocupado porque daqui a algum tempo os americanos poderiam estar trabalhando para os indianos e chineses, caso os USA não continuassem inventando novas coisas.
Eu fiquei meio aturdido.
Como assim? Os USA trabalhando para a China e Índia?
É com essas coisas que eu escuto que eu fico bem triste, porque vejo que as pessoas, aliás a maioria delas, não sabem de onde vem nem para onde vão, estão perdidas no que se refere a uma noção global da humanidade.
O sentimento de orgulho, superioridade tecnológica, superioridade financeira, impede que os sentimentos de amor ao próximo, de fraternidade, doação, venham a tona.
Quando nós deveríamos estar pensando em termos de fraternidade global estamos pensando em termos bairristas de superioridade.
Não tenho dúvida, o homem tem evoluído socialmente de maneira muito lenta.
E o American Way of Life – Amway – é um grande entrave para esta evolução.
Os USA conseguiram a projeção atual graças a seus inventos sem sombra de dúvida mais também graças aos cientistas arrebanhados da Europa destruída, do ouro dos países vencidos que foi levado para a América etc.
Da sua indústria de armas, de suas indústrias de automóveis, de Hollywood, de sua indústria de roupas etc...
Muita coisa contribuiu para a grandeza dos USA.
Então os USA deveriam estar felizes, contentes, alegres.
Mas não estão.
Estão apreensivos, em guerra, milhares de soldados espalhados e morrendo mundo afora, bases militares por todos os continentes, agora, até aqui no Paraguai.
Odiados nos quatro continentes.
Seus cidadãos morrendo de medo de atentados, sendo submetidos à escuta telefônica, regidos por leis que permitem a tortura.
E eu pergunto:
1- Porquê?
2- Para que?
E dentro da minha mente meus pensamentos me lembram de pessoas, Hitler, Stalim, Mao Tse, Nikita Kruchef, Reagan, Bush pai, Bush filho, humanos pouco desenvolvidos, mais irracionais que racionais.
Patrocinadores deste atual estado de coisas.
Quando a segunda guerra terminou a humanidade perdeu a oportunidade de evoluir socialmente, ser mais fraterna e o que vimos?
Mais horror, guerra fria, ameaça de destruição nuclear da Terra.
USA e Iraque contra Irã.
Guerra química, armas de destruição em massa, fornecida pelos Russos de um lado, Americanos do outro.
Milhares de mortos.
A URSS, União Soviética, acabou.
Fim da guerra fria. Esperança de paz, progresso, fraternidade global.
Acabou a tensão da terceira grande guerra.
E o que acontece?
As nações subjugadas pela Rússia em pé de guerra, conflitos, genocídios, crianças morrendo de tiro e de fome num continente tão rico.
Novas nações surgindo na Europa, mais guerra.
Quando as coisas estavam melhorando....
....invasão do Iraque.
Por um motivo falso. Por uma mentira do Bush.
Mas por uma causa justa:
O American Way of Life.
A gasolina tem que continuar barata.
As crianças, jovens, adultos e velhos Iraquianos mortos, às centenas de milhares, em cima daquele lençol de petróleo.
Mas o engraçado é que nos USA o povo está evoluindo.
Já renega os atos de Bush. Pessoas como Michael Moore, Cindy Sherran e centenas de outras estão lutando numa tentativa de abrir os olhos do povo americano.
E estão conseguindo.
O melhor é que realmente o povo está começando a ver a grande verdade.
A fraternidade é melhor que o Amway, é melhor que as revistas dos passageiros no aeroporto, que a instituição do controle dos cidadãos, é melhor que as leis que permitem torturas.
A gasolina um pouco mais cara na bomba não pode parar a evolução humana.
God Bless América.
Deus abençoe a América.
Que a América continue grande e maravilhosa, como já foi algumas vezes, que seu povo continue em paz e que pare de trucidar os outros.
Que seu povo continue evoluindo e se torne fraterna e apta a ser denominado de humana, como vimos ontem na cerimônia do Oscar.
Que não fique preocupada em trabalhar para outros.