Evolução Social
Porquê aquele menino tem aquele brinquedo e eu não tenho?
Neste momento, somos nós interessados em algo que não temos.
É um momento em que não notamos que muitas das coisas que temos, outros não tem.
E nesta altura da vida interpelamos nossos pais e pedimos o brinquedo.
Se for impossível conseguirmos, tomamos conhecimento de uma realidade:
Que nós vivemos num mundo onde não há igualdade entre as pessoas.
A minha experiência de vida me mostrou que lá pelos 15, 16 anos, começamos a nos preocupar com o que os outros não tem.
Lembro-me que pensava:
Porque estas pessoas são tão pobres, sem recursos?
Porque eu tenho e eles não tem?
E me doia o coração, eu sentia por eles o sentimento que eu tinha quando eu via alguém com uma coisa que gostaria de ter e não tinha.
Não sei se ao me deparar com essa realidade eu me transportava para a situação deles e sentia aquele sentimento quando não tinha o que queria.
E a partir daí sempre fico sensibilizado quando alguem não tem o que quer.
Com essa nova preocupação, a partir de 1960, fiquei atento para o que tinha no mundo que pudesse mudar esta situação.
Tinhamos na época dois países, duas culturas aparentemente opostas, que estavam em grande evidência, a Rússia e os USA, ambas saindo da segunda guerra mundial, terminada em 1945.
Os USA adotando o capitalismo,tendo como base que, a propriedade, os meios de produção e o conhecimento seriam privados, isto é os bens seriam de cada pessoa que conseguisse obte-los (http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo ) .
E a Russia adotando o socialismo , cuja premissa seria de que não haveria nada privado, tudo seria da coletividade porém, ainda teríamos a presença do Estado. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo ) ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado ).
O comunismo seria uma evolução do socialismo, isto é igualdade social completa e sem a presença do Estado.
Eu pensei, se o Brasil tem como regime o capitalista, e estamos vendo que a fome, a miséria cada vez aumenta mais, o regime capitalista não esta dando certo, precisamos mudar.
E a partir daí o meu objetivo social, era o de mudar o sistema de governo.
Em 1970, ao entrar para o curso de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro me deparei com um movimento estudantil de oposição ao regime militar e visando as mesmas coisas que eu visava, ou seja, a igualdade social por intermédio do socialismo e ingressei nele.
Esse movimento começou a crescer, e auxiliado e pressionado pelos USA (que estavam com medo do socialismo se alastrar pelo mundo e acabar com que o regime deles que tinha como base: a propriedade privada), o governo desencadeou uma terrível repressão ao movimento.
Íamos para as ruas, fugíamos da polícia, a abominável PE, polícia especial do exército, íamos presos, muitos foram torturados e mortos.
Num determinado momento eu percebi que as pessoas por quem lutávamos, além de não colaborarem, nos entregava ao governo e imediatamente percebi que o movimento não ia dar certo e me afastei.
E acabou não dando certo mesmo, exatamente porque o movimento não tinha o apoio popular.
Então quem não tinha casa, que vivia num casebre de tábuas sofrendo para sobreviver, muitas vezes com uma carrada de filhos nas costas pensava que era assim mesmo, uma hora Deus dava um biscate aqui, outro ali, uma vez comia melhorzinho outra vez comia mal, e quem não comia, a maioria crianças iam morrendo, velhos, não tão velhos assim, por carência de atendimento iam morrendo, coisa que continuamos a ter hoje em dia, seja nos bolsões de pobreza, na caatinga, nos interiores perdidos da amazonia e em outros locais deste país.
A partir deste momento comecei a procurar uma outra forma para resolver esta situação.
No entanto, o socialismo russo desabou.
Porquê um sistema socialmente mais humano como o socialismo desabou perante um sistema predador em que se transformou o sistema capitalista ?
Bem, aí temos alguns problemas.
O primeiro é se estabelecer o que é humano? ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo )
Quando falamos que algo está mais humanizado, normalmente, pensamos num posicionamento preocupado com o bem do próximo, respeitando o próximo.
O engraçado porém é que atualmente, para muitos acontecimentos trágicos como, assassinatos, roubos, expoliações etc. as pessoas já estão falando: “ É, o homem não tem jeito não”
Ou seja, a sociedade já está percebendo que o que seria teóricamente desumano, já está ficando caracterizado como humano.
A Humanidade esta relacionada não mais a ética e sim ao predacionismo.
A polícia exterminou 12 pessoas, o desmatamento exterminou a fauna da região, passa a ser relacionado a principal característica do ser humano, ser destruidor, espoliador.
Então teríamos de um lado os filósofos tentando dar ao homem um caracter, teórico, mais evoluído do ponto de vista deles e do outro a realidade, o homem espoliando o homem.
Em alguns lugares do mundo no entanto o comportamento humano está mais para o lado ético do que espoliador.
Nos Estados Unidos, maior sucesso do regime capitalista como se comporta o homem?
A batalha pela propriedade é feroz, as pessoas tentam passar por cima das outras, as empresas competidoras tentam se sobressair ás outras, usando qualquer meio.
Ora, um processo deste tipo sendo praticado com todo vigor só pode levar ao caos.
Então, o Estado tenta interferir nesse processo fazendo leis que procuram estabelecer éticas de procedimento comercial e social.
No entanto, só o estabelecimento dessas leis não é necessário para impedir a concorrência desleal entre empresas, concorrências levadas ao extremo de uma guerra, como a do Iraque, onde empresas ligadas ao Vice Presidente Chenney e empresas ligadas ao presidente Bush, se utilizam do grande poder do povo Americano, para espoliar o petróleo dos iraquianos, vale tudo.
Então vem a punição para quem burla as leis.
Uma vez que uma empresa ou pessoa burle a ética da concorrência em busca da aquisição de bens privados, máxima do capitalismo, vem um julgamento e uma punição.
O grande problema é que muitas vezes, a burla a ética não consegue ser detectada e a impunidade acontece, enquanto o perdedor fica espoliado.
Então, claramente, verificamos que no sistema capitalista um elenco de éticas tem que ser muito bem feito, tem que se ter um aparato investigador poderosíssimo e um judiciário extremamente eficiente, porque senão vai haver o caos.
Neste aspecto o sistema capitalista tem uma grande desvantagem.
Como o gol a ser atingido é a obtenção máxima de bens privados, que significa segurança, conforto, status, os indivíduos responsáveis pelas investigações (polícia, fiscais de tributos etc) e pelo julgamento (judiciário) de ações contra a ética não resistem a tentação de obter este status de ter e se associa ao infrator, o que denominamos de corrupção.
Uma das alegadas vantagens do sistema capitalista é este, a competição, mas, leva o homem ao ponto da espoliação do próximo.
Esse comportamento espoliativo por parte do homem esta presente até nas competições atléticas, onde desportistas procuram o dopping para melhorar as sua performances, ou seja, usar procedimentos não éticos para obter o desejado.
Algumas nações como o Brasil estão com dificuldade em investigar e punir as infrações éticas devido a corrupção e a pobreza e a miséria tendem a aumentar constantemente pelo roubo da poupança pública que são os impostos que se transformam no dinheiro público que iriam gerar, escolas, hospitais e serviços públicos.
A situação esta chegando aqui no Brasil a um ponto crítico.
Levei muito tempo até chegar a uma conclusão de como o homem pode melhorar este padrão de comportamento.
O socialismo da União Soviética – devido ao caos que reinava na Rússia, onde o povo chegou ao fim do poço, com a fome e o frio fazendo um estrago enorme na população, houve a revolução chamada popularmente de comumista ou socialista, que implantou o socialismo no país.
Imediatamente a Rússia começou a se recuperar economicamente e passou a fazer pressão para que países vizinhos adotassem o mesmo sistema.
Um dos grandes problemas da implantação do socialismo nos demais países é que houve um maior uso da força ao impor o socialismo ao povo.
Na Rússia o socialismo veio como uma solução a um caos instalado.
A Rússia e os países vizinhos se aglutinaram num bloco denominado de União das Repúlicas Socialistas Soviéticas – URSS – em russo a sigla é CCPP.
Soviético em Russo quer dizer conselho.
Mas o socialismo da URSS com o tempo sucumbiu.
É um paradoxo.
Se o socialismo leva ao homem a igualdade, sendo então muito melhor que o capitalismo, porque acaba a competição, e a competição acabando, acaba o jogo sujo para ganhá-la, porque não deu certo?
Esta era a pergunta que me atormentava.
A conclusão a que eu cheguei é a de que o homem não esta preparado, não evoluiu o suficiente, para se organizar num sistema desse tipo.
A meu ver o socialismo não pode ser imposto.
Se é uma evolução, tem que ser feita de maneira gradual.
O homem ainda tem dentro de si o instinto predador, por isto, o sistema capitalista é mais adequado neste momento, com a salvaguarda do uso de leis e sistema punitivo para os infratores.
Do mesmo modo que o homem aprendeu a fazer higiene, e passou até a sentir a falta dela quando não a faz, ele vai ter que aprender a ser solidário.
O predador, tira do outro, o solidário dá ao outro.
Sendo o regime socialista um regime de igualdade, mas não havendo igualdade de eficiência na obtenção de resultados por parte dos homens, uns são mais capazes que outros, seria necessário que o mais eficiente dividisse com o menos eficiente seus resultados.
O que o homem atual, em sua maioria, não possui a menor intenção de fazê-lo, ou, hábito de fazê-lo.
Por isso não deu certo o socialismo.
Para o socialismo dar certo e posteriormente o comunismo é necessário então que o homem seja solidário.
Algumas tribos indígenas tinham e tem ainda um comportamento desse tipo, isto é, eles praticam o comunismo.
Não há a noção de propriedade privada, eles agem dividindo o que conseguem.
Todos trabalhando em conjunto, com um grande comportamento solidário.
Então se o homem quiser evoluir em seu sistema social ele vai ter que aprender a ser solidário, e se sentir mal quando não o for.
Foi difícil o homem se habituar a ser higiênico, mas ele hoje não dispensa os atos da higienização, como tomar banho, lavar as mãos etc.
Mas porque o homem se modificou em relação a higienização?
Porque as doenças levariam a sociedade ao caos.
Porque os homens vão se modificar no que se refere a solidariedade?
Porque a falta de solidariedade esta levando a sociedade ao caos.
As ongs de apoio aos mais desfavorecidos que começam a aparecer por aí já é um sintoma de que, instintivamente, alguns seres da sociedade já perceberam que a solidariedade é o caminho.
E num processo evolutivo, ja estamos começando a entender que só com solidariedade teremos PAZ, porquie o bem estar do próximo é o nosso próprio bem estar.
O estágio instintivo do homem atualmente, sobre a igualdade é:
Igualdade é o que queremos quando estamos na presença do rico e o que não queremos quando estamos na presença do pobre.
.....