Poder Judiciário
Processos que se arrastam por anos, beneficiando criminosos confessos, ladrões de bens públicos, corruptos, etc.
Nepotismo, sentenças vendidas, proteção a parentes criminosos, obras superfaturadas, é o que o Poder Judiciário tem proporcionado ao cidadão brasileiro.
Um poder que estabelece seu próprio salário, os mais altos do país.
Tirando Deus, a última proteção de alguém seria o Poder Judiciário.
Mas isto quase nunca ocorre.
Então vemos pessoas comprovadamente inocentes terem dificuldade em sair da cadeia, em que foram colocadas errôneamente, juízes coruptos comprovadamente, cumprindo pena em suas mansões, políticos corruptos, até com mandato de prisão emitido por outros países (Maluf) terem processos arquivados por decurso de prazo, ladrões, contraventores, e parentes de juízes soltos após intenso, extensivo e caro trabalho da polícia federal.
E vemos estes acontecimnentos, todos os dias.
E na minha mente vem a lembrança da monarquia, regime autoritário onde não havia justiça para os que não tinham títulos de nobreza e pensando por aí, vejo que as coisas não mudaram muito desde a queda da monarquia.
Ficou apenas um pouco mais democrático, ou seja, quem tem capacidade para ser juiz, ou ser rico passa a ter um título de nobreza e passe livre para o desatino.
Eu agradeço não ter tido esta capacidade, porque até acredito que poderia me locupletar da situação, pois o sistema hoje é assim.
Então percebo que o esforço de alguns seres humanos que no passado lutaram contra a tirania, a monarquia e outras situações semelhantes, jazem por terra, e são sepultados pelos cidadões de hoje que se locupletam das nossas instituições.
E percebo então que o homem é um ser ainda muito pouco evoluído, egoísta, que não se preocupa com o próximo e o patrimônio do próximo.
E faço a pergunta que me assola depois de ter visto a discussão dos dois ministros do STF:
Algum dos ministro pode?
...