segunda-feira, julho 23, 2007

Congonhas

18.000.000.
18.000.000 / 365 = 49.315.
49.365 / 17 = 2.900
2900 / 150 = 19
19 / 60 = 0.32 =~ 1 / 3

Sou bombardeado diariamente com informações e números sobre a tragédia de Congonhas.

Ligo a televisão e adentra em meu ser o cheiro da fumaça e dos corpos queimados.

Chegam a meu cérebro, informações de pilotos, de coronéis da FAB, de experts, professores, donos de companhias aéreas, pessoas do governo, da FAB, de fabricante de aviões etc.

Numeros impressionantes.

18.000.000 – Número de passageiros que passam por ano em Congonhas. Já ouvi falar de 30.000.000.

Fico com a menor: 18.000.000.

75 % da população da Argentina.

49.315 – Número de passageiros por dia.

29.900 – Número de passageiros por hora

19 – Número de aviões comerciais por hora, considerando-se que sejam todos os 18.000.000 passageiros de vôs comerciais semelhantes ao Airbus 320A.

1 / 3 – Um avião Airbus 320A a cada 3 minutos.

É isso mesmo?

As empresas reclamaram que o governo vai diminuir a atual taxa de pouso, de quase quarenta aviões por hora, para trinta e poucos.

Então voce vê que a média da quantidade de passageiros transportada por cada pouso é menor que 150.

Se fosse 150 seriam só (só ?) 19 pousos por hora. Um a cada tres minutos.

Com 38 pousos por hora daria um pouso a cada minuto e meio.

Algumas coisas eu aprendi nestes sofridos dias:

Primeira - Que as companhias aéreas não querem modificar o "status quo" de Congonhas.

Porquê?

Porque teriam que fazer novas instalações, hangares e oficinas, em outros locais, o que seria uma despesa. E despesa no Amway é o diabo encarnado.

Segunda – Que Congonhas já foi proibida para vôos do Airbus A320 e outros que dele se utilizam.

E que bem dentro da filosofia Amway, hoje é permitido.

Terceira – Que tem um prédio recém construido, no alinhamento da pista, que reduz a extenção da pista em 130 metros.
Também, bem dentro da configuração Amway.

Quarta – Que os técnicos e donos da empresa de aviação se baseiam na conta 190 / 18.000.000 = 0,000010556 para dizer que apesar de tudo, o pouso e decolagem de Congonhas é mais seguro que andar em Copacabana, na Avenida Paulista, em Nova York, e principalmente Bagdah.

Quinta – Que os pilotos envelhecem 10 anos quando tem que pousar em Congonhas, quando esta chovendo.

Sexta – Que Congonhas é um porta-aviões, e o mar, é a cabeça dos habitantes do entorno do aeroporto.

Sétima – Que apesar de 0,000010556 indicar que á operação é muito segura, de vez em quando, irá acontecer uma desgraça destas.

Oitava – Que mesmo podendo acontecer, as pessoas preferem embarcar em Congonhas a andar 60 quilometros.

Nona – Graças a Deus alguém já pensa em pelo menos aumentar esta bendita pista, mesmo que seja a custa da infelicidade de futuros expropriados.

Mas é melhor ficar vivo e infeliz, do que morto. (Será?)

Décima - Graças ao Alexandre Garcia, jornalista da Tv Globo, já descobri até a causa de minha persistente e dolorida ciática:

Só pode ser o Lula.

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COMUNICACÃO É: !!!!!

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